Se voltasse a haver referendo, a Escócia votaria agora "Sim" à independência

Sondagem YouGov para o 'Times' mostra que 52% dos eleitores apoia a independência da Escócia enquanto que 48% estão contra a ideia.
Publicado a
Atualizado a

Quando são excluídos os que não iriam votar ou que não sabem responder, a divisão é de 49% para o "Sim" e de 45% para o "Não". A sondagem, divulgada hoje, foi realizada junto de 1 078 adultos escoceses entre 27 e 30 e outubro.

A 18 de setembro a Escócia rejeitou a independência numa referendo constroverso que fez tremer os principais partidos do Reino Unido. 55,3% dos eleitores disseram "Não" à independência e 44,7% disseram "Sim". Agora, se voltassem a ter a oportunidade de se expressar, a maioria votaria "Sim", dizem sondagens publicadas pelos media britânicos.

Uma outra sondagem Ipsos Mori para a televisão STV, realizada junto de 1026 pessoas e divulgada ontem, revelou que 66% dos escoceses querem um novo referendo sobre a independência dentro de dez anos e 31% estão contra a ideia.

E se Alex Salmond, primeiro-ministro demissionário da Escócia afastara a hipótese de realizar um outro referendo se o "Não" vencesse a 18 de setembro, a sua sucessora no cargo e na liderança do Partido Nacionalista da Escócia, Nicola Sturgeon, não afastou, porém, a possibilidade de uma nova consulta. Sturgeon deverá suceder a Salmond este mês.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt